Quem faz parte?
Os Dramaturgos
Atriz e dramaturga, Cristina teve 40 esquetes e 4 peças encenadas, recebendo ótimo acolhimento pela crítica. Sua última peça, No Táxi, se passava num táxi real em movimento pelas ruas do Rio. Cristina é Idealizadora e uma das autoras do Clube da Cena. Jurada do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, a convite do Ministério da Cultura e professora da Pós-Graduação de Roteiro da Universidade Veiga de Almeida e de cursos livres de dramaturgia na CAL.
Dramaturgo, roteirista e diretor. Formado em Direção Teatral e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Peças escritas: Pequenos Poderes; Os trabalhadores do mar; O espião que nós amamos (com Bosco Brasil); Woody Allen não se encontra; A menina do kung fu. É autor dos livros Cena Impressa 1 e 2 e Teatro Duse. Ganhou o Prêmio Shell 2012 na categoria especial, com a Cia Alfândega 88. Escreve para o programa Zorra, da Globo. É jurado do Prêmio Zilka Salaberry.
Escreveu “Manual de Sobrevivência Para as Grandes Cidades”, “Trem Fantasma”, “Jumping Jack Flash” e “Alma S.A.”. Fez parte do movimento Nova Dramaturgia Carioca. Escreveu e dirigiu os infantis “Leonardo – o Pequeno Gênio da Vinci”, espetáculo vencedor de 4 prêmios Zilka Salaberry 2011, e a “A Casa Bem Assombrada”. Foi um dos roteiristas da série de animação “Tromba Trem”. Ganhou a Bolsa de Criação Literária Funarte com o romance “Martins e Caetano: Quando o Teatro Começou a Ser Brasileiro”.
No Teatro, escreveu os espetáculos “Tubo de Ensaio”, Os Capangas”, “Talk Pobre Show”, “Noite Adentro”, “Será que ele vem?” “Choque de Humor”, “Lavanderia Bagdá”, “Pout pour rir”, “2 nas 11”, “Pé na Porta - Comedy Show” e “Clube da Cena”- Redes sociais. É também Supervisora de Dramaturgia da Companhia “Clã de Nós”. Na TV, foi roteirista do Programa Amor & Sexo – TV Globo e atualmente escreve para os programas Xilindró e Treme Treme , ambos do canal Multishow.
Dramaturgos Convidados
Candida Sastre é pesquisadora de teatro. Começou no Tablado como atriz e depois trabalhou com Antônio Abujamra no grupo Os F. Privilegiados. Foi assistente de desenvolvimento de roteiro e cursou teoria do teatro na UNIRIO. Não escreve crítica porque é muito chata e Aracy de Almeida é uma só. Escreve artigo e entende dos paranauê acadêmico. Mother of cats, diferentona, tinha um blog chamado Sylvia. É roteirista de humor porque tem facilidade mas queria mesmo ser o Daniel MacIvor.
Dramaturgo, formado em Letras pela UFSJ.É autor de SANGRE, direção de Carmen Frenzel.Foi Assistente de Direção e Dramaturgia de Tuca Andrada e Walter Daguerre,em NORDESTINOS. É roteirista do show “Orlando Silva, Nada Além”, com Tuca Andrada.Integra o Coletivo Falcão, dirigido por Fabiano de Freitas. Foi premiado como segunda melhor cena no 8º Festival de Niterói, e como melhor texto no 19º Festival do Rio de Janeiro com CARTAS NA MANGA. É roteirista do show “A farsa”, realizado no Circo Voador.
Autor e roteirista, foi um dos autores do filme Até que a sorte nos separe 3, e fez parte da equipe de roteiristas da terceira temporada do Vai que Cola. Foi também co-fundador e roteirista da Parafernalha durante dois anos. A Parafernalha é um dos maiores canais de humor brasileiro no Youtube, com mais de um bilhão e trezentas milhões de visualizações no total. Só os vídeos de sua autoria já foram vistos por mais de trezentas milhões de pessoas.
Formado em Letras pela PUC-Rio, é tradutor e assistente de produção teatral e audiovisual. Desde 2014 colabora com a Associação Cultural Somar Ideias. Já passou pelo curso profissionalizante da Casa das Artes de Laranjeiras e pelo curso de direção cinematográfica da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (embora não tenha terminado nenhum dos dois). Nunca trabalhou profissionalmente como dramaturgo, mas sempre produziu roteiros e textos teatrais amadoramente.
Os Diretores
Bacharel em Teatro pela Cal (Casa de Artes de Laranjeiras) RJ. Formado no curso técnico para ator na Cena Hum Academia de Artes Cênicas em Curitiba/PR. Já atuou em mais de 40 espetáculos profissionais. Integrou o elenco fixo do programa Zorra Total da TV Globo entre os 2010 e 2015. Integrante da Alfândega 88 Cia de Teatro que recebeu o Prêmio Shell em 2012 pelo projeto de Reativação do Teatro Serrador na cidade do Rio de Janeiro.
Breno Sanches é formado em direção teatral pela UNIRIO e fundador e diretor artístico da Cia Teatral Milongas desde 2003, onde vem desenvolvendo sua pesquisa cênica como ator, diretor e autor. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais, onde recebeu indicações e prêmios de melhor espetáculo e melhor direção.Também criou e produz o Ateliê Artístico do Rio, que realiza cursos de teatro, cinema, roteiro e outras áreas artísticas.
Autor, diretor, ator, iluminador e produtor. Participou de mais de 300 produções teatrais e 50 filmes. Destaque para: O Pagador de Promessas (mellhor ator no VI fest. de teatro do RJ 1996) e Diário das crianças do velho quarteirão (indicado ao shell 2006), O filme Cazuza e O Palhaçø. Como diretor: O Rinoceronte, Feliz Natal e o Mágico de Nós. Como autor: Vida Dupla; José, e agora? e Os netos. Como iluminador indicado ao shell de 2004 por Aurora da minha vida.
Atriz, diretora e professora. Seus últimos trabalhos são A CONFERÊNCIA DOS PÁSSAROS (2014), os espetáculos da DUPLA COMPANHIA: HERCULANO É O ASSASSINO (2016), ANTESSALA (2014) e MAU HUMOR (2009). Dirigiu SANGRE (2015) e RESQUÍCIOS (2013). Apresenta o programa O GRELO FALANTE na rádio ROQUETTE PINTO FM. Fez parte do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo com direção de Aderbal Freire-Filho.
Carolina Godinho é atriz, formada pela Unirio, e dubladora. Dirige a companhia Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela diversidade. Trabalhou também com os diretores Moacir Chaves, Paulo Reis, Gilson de Barros, Diego Molina e Marcos Nauer. Em 2015 fez assistência de direção da peça War, e do musical Radiofonias Brasileiras, ambos dirigidos por Diego Molina. Esse ano, de 2016, esteve em cartaz no Castelinho do Flamengo com a peça "O que Restou do Sagrado" de Mario Bortoloto.
Já foi dirigido por Herson Capri, Miguel Thiré, Domingos Oliveira, Walter Lima Jr., em companhias como Limite 151, Cia Dramática de Comédia, Navegando entre outras. Em 2016: Consertam-se Imóves”, dir. Cynthia Reis; Imagens de um (c) Ego,dir. Paula Wenke. Escreveu e dirigiu O BANQUETE, Prêmio melhor elenco, Fest. Niterói em Cena 2015. Foi diretor assistente: Não To Entendendo Nada, Fita 2016. Indicado a: melhor espetáculo, texto e elenco. de Walter Lima Jr. e atuou em “Repétition”.
Bacharel em artes cênicas, habilitado em Direção Teatral, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO). Formado pela Escola de Teatro Martins Pena. Integrante da Alfândega 88 e da Armazém Cia de Teatro. Os principais trabalhos como diretor são: em 2013, Ralé, de Máximo Górki;em 2010, Peer Gynt, de Henrik Ibsen e Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare;em 2009, Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues;em 2008, Os fuzis da senhora Carrar, de Bertolt Brecht.
Lincoln Vargas é ator, musico, professor, diretor, produtor e diretor musical. Como diretor Musical, seu último trabalho foi Selfie, espetáculo com Mateus Solano e Miguel Thiré e direção de Marcos Caruso. Atualmente é professor do teatro O Tablado, tem um programa de cultura semanal na Rádio Roquete Pinto, 94,1 FM, além de dirigir e realizar a Mostra de Esquetes do teatro O Tablado. Evento que faz parte do calendário do Teatro a 20 anos.
Diretor e Iluminador, é Iluminador Cênico da UERJ. Formado em Licenciatura em Artes Cênicas e Direção Teatral, ambas na UNIRIO, atualmente mestrando. Dirigiu, com o grupo Teatro Vírgula, "Os Fuzis”(2014); “Amor, Te.”(2015); “Acabarão por nos esquecer”(2015); e “Nadiê”(2016)”. Como Iluminador: “Eles não usam tênis Naique”, “O incansável D. Quixote”, “Pós_Tudo”, “Couve-Flor”, “Maquinário”, “Casa 27” entre outros. Em cinema trabalhou como preparador de atores e assistente de direção.
Os Atores
Ator, dublador e produtor cultural, iniciou sua formação teatral fundando em 1995 à Companhia de Ação Artística e Experimental – O Teatro do Elefante. Atuou no espetáculo Celebração a Baco, o Deus do Vinho da Companhia Absurda Cômica de Teatro, do diretor Dario Fo, no palco do Instituto Italiano de Cultura. Atualmente faz parte do espetáculo Online com Paulo Gustavo e direção de João Fonseca. Premiado como melhor ator no Festival Ziembinski de esquetes 2015.
Alexandre Barros é formado em Interpretação Teatral pela UNI-Rio. Entre seus últimos espetáculos estão COMO ME TORNEI ESTÚPIDO, dramaturgia de Pedro Kosovski, direção de Sergio Módena; CARA DE FOGO, de Marius Von Mayenburg, direção de Georgette Fadel; FONCHITO E A LUA, dramaturgia de Pedro Brício, direção de Daniel Herz. Entre outros diretores também trabalhou com Christiane Jatahy, Cristina Moura, Felipe Vidal, Luiz Fernando Lobo, Renato Carrera, Sura Berditchevsky.
Ana Carolina Sauwen é atriz e mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Alguns de seus mais recentes trabalhos são: espetáculo “Jogo!”, dir. Bando de Palhaços, cortejo cênico musical “Rio do Samba ao Funk”, direção Fernando Escrich; programa de humor do Multishow “A Grande Farsa”, (dir. Márcio Trigo); o espetáculo solo de comédia física, “Lola, La Fabulosa” (Sérgio Machado). Atua também como professora de teatro e palhaçaria e preparadora de elenco. Faz parte do grupo Bando de Palhaços.
Participou de inúmeros projetos teatrais. Seus últimos trabalhos foram: “”Pet Shop” "Dois Amores e um Bicho", “No Táxi” e “Felicidade”, além de já ter realizado trabalhos para cinema, TV e publicidade. Cofundadora da primeira companhia o de IMPRO do Rio de Janeiro, a Cia Teatro do Nada, que já montou os espetáculos Teatro do Nada, Nada Contra, Improzap, Dois é Bom, Segredos e Rio de Histórias. Participou do IV Encuentro Internacional de Improvisación (ENIMPRO) em San José, na Costa Rica.
Atualmente integra o elenco do espetáculo #Só para rir e Boca Rosa a peça. Fez parte do elenco de peças como Surto, Senhora Solidão e Pequenos Poderes, com direção de Diego Molina. Foi finalista do Prêmio Multishow de Humor na edição de 2015, na novela Jóia Rara foi Julieta, Gabriele na Grande Família (série), Margarida em Morde e Assopra (novela) e esteve em programas como Amor e Sexo, Tapas e Beijos (série), O Dentista Mascarado (série).
Ator, dramaturgo, diretor e professor com vinte e oito de experiência, graduado pela UniRio. Mestrando pela UniRio. Fundador da Cia. Muito Franca! com dezessete anos de atividades com espetáculos premiados voltados para o público infantil e jovem. Professor da SME/RJ. Professor do Projeto SESC Dramaturgia. Professor de Teatro do CApUERJ. Professor de Artes da SEEDUC/RJ. Membro da diretoria do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude/CBTIJ.
Cecília Hoeltz é atriz e professora de teatro formada pela UNI-RIO. Trabalhou com importantes diretores da cena carioca. No cinema participou dos longas Riscado e Fala Comigo e do curta Feliz Ano Novo. Na TV foi apresentadora do quadro Boa de cama do programa Penetra, canal Sexy Hot. Melhor atriz do XVI Festival de Teatro do Rio, por Relações – Peça quase romântica.
Formado em Artes Cênicas/Interpretação Teatral na Uni-Rio. Ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Prêmio Estadual de Esquetes de Humor - 2º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro. Um dos fundadores e diretores da Cia Teatro do Nada, companhia carioca especializada em improvisação. No cinema, participou dos longas "Vai que Cola - O Filme", "Doidas e Santas", "Os Normais 2". No teatro, participou de mais de 50 espetáculos como ator e/ou diretor.
Atriz curitibana e professora de teatro, formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduada em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná. Fez os solos: O tempo passa igual e Se Eu Vou Sobreviver? ...Não Sei. Atua, escreve, dirige e produz, como na comédia Os Pândegos. Fez parte do Pout-Pourrir. Na Globo atuou em Zorra Total, Sete Pecados, Senhora do Destino, Alma Gêmea, Da Cor do Pecado, Belíssima, A Diarista, Sob Nova Direção, A Grande Família, Carga Pesada, etc.
Atriz formada pela Martins Pena. É aluna da Faculdade CAL. Atuou por 5 anos na Nonada Cia de Arte. Ainda no Teatro:A Verdadeira História de Alessandra Colansanti; na peça Superiores,indicados ao Premio Shell 2006, entre outras. Premio de melhor atriz no Festival de Cenas do Zimba 2016. Semifinalista do Prêmio Multishow de Humor. Atuou nas séries:Sensacionalista, Fref&Lucy, Gentalha. Apresentou o Programa Futura Profissão,Canal Futura. No Clube da Cena participou de todas as edições.
Criador da websérie aNellysando, com 6,5 milhões de visualizações, onde interpreta o adolescente Nelly e toda sua família. Atuou em mais de 80 espetáculos e teve quatro indicações ao Troféu Governador do Estado do Paraná, Gralha Azul. Integrou nos anos de 2013 e 2014 o programa Zorra Total e faz a parte do elenco de voz da série animada Oswaldo (Cartoon Network/TV Cultura) e Boris e Rufus (Disney XD).
Fez 25 peças de teatro até o momento, dentre elas "Eles não usam Black -tie " Marcus Vinicius Faustini","Barrela" Roberto Bomtempo,"As Crianças do Velho Quarteirão"Mario Bortolloto No cinema fez "Guerra de Canudos" "Mauá o imperador e o Rei" e "Jk uma Bela Noite para Voar"e "Em Nome da Lei" Na TV fez as "Andando Nas Nuvens" ,"Caça -Talentos"e "Babilônia".
Já esteve 2 vezes na Bélgica com monólogo homenageando Dario Fo e fez uma novela veiculada em Portugal além de 23 peças teatrais e 12 trabalhos para cinema e TV. Diretores: Patrick Lowie (Bélgica), Zé Adão Barbosa, Ronald Radde etc. Formação: Casa de Teatro Porto Alegre, Leitura Dramática com Fernanda Montenegro e cursos com Cininha de Paula, Fátima Toledo, Aberbal Freire Filho, Fábio Porchat e Fernando Caruso. Fez participações em programas como Domingão do Faustão, Silvio Santos etc.
Li Borges é uma atriz carioca, iniciou a carreira aos 17 anos. Cursou a Martins Pena, a Cal, passou pelo Tablado, pelo curso de reciclagem de atores, Daniel Herz e Eduardo Milewicz. Se profissionalizou em 2000. Seus últimos trabalhos foram, a novela Totalmente Demais na TV globo e Vitoria na TV Record, onde ficou contratada por 7 anos. No teatro foram, Encantados, direção Henrique Guimarães e Fama zero, direção Raul Franco e Wendell Bendelack.
Iniciou a carreira de atriz ainda criança, no Especial A grande Família, na Novela Gente Fina (Tv Globo) e na peça Um Piano à Luz da Lua. Participou de diversas montagens: Anti Humanos Atacam,direção de Ricardo Blat, na ópera italiana I Capuleti ed i Montecchi,no Theatro Municipal, direção Ana Kfouri e em Open House, de Daniel Veronese, direção Antônio Guedes. Trabalhou com Gilberto Gawronski, João Fonseca e Daniel Herz.Participou do Clube da Cena Redes Sociais no final de 2014.
Cinema Tropa de Elite, de José Padilha (2006); Feliz Natal, de Selton Mello (2007); Tropa de Elite 2, de José Padilha(2010); Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo(2011) Televisão Filhos do Carnaval (2009); O Astro(2011); Milagres de Jesus(2014); A Regra do Jogo(2015)
CASA DA GÁVEA - JOÃO BRANDÃO. 4 anos de TABLADO (Peça O DIAMANTE DO GRÃO MOGOL - MARIA CLARA MACHADO). 2 anos de aulas - DANIEL HERZ Teatro - ROBERTO BONTEMPO(A VIDA COMO ELA É e QUEM MATOU O LEÃO) Diversas motagens em grupo MOISÉS BITENCURT Participações na tv : GLOBO, MULTISHOW, MTV Faculdade de Artes dramáticas na UNIVERSIDADE
É atriz e Licenciada pela UNIRIO. É idealizadora da Ergotroupe, especializada em intervenções teatrais em empresas e organizações e da Cia Bandejas Contadoras de Histórias, projeto que une teatro de bonecos, contação e música. Faz parte do coletivo Clube da Cena desde a sua formação. Seus últimos trabalhos foram Talk Radio de Eric Bogosian e direção de Maria Maya e Pequenos Poderes de Diego Molina. Atualmente é professora de Teatro da Escola Britânica.
Formada pela CAL em 2002.Fez 5 curtas Lost Eyes, Auto de Natal, Then What, The Moron e Saindo da Sombra.Atuou em um longa, Disparos de Juliana Reis e já fez mais de 10 espetáculos teatrais. Na TV os principais trabalhos:Rede Globo nas novelas: A Regra do Jogo, Aquele Beijo, Cama de Gato, Cobras & Lagartos e participações no programa A Grande Família.Na Band atuou em Paixões Proibidas.Agora se prepara para mais um projeto na TV e super feliz por estar no Clube desde a 1a temporada, indo para 7a!
Atriz formada pela CAL esteve nos trabalhos: “Enquanto o Mundo Acaba” com direção de Joelson Gusson, “Novas Iscas” e “Iscas para Amansar Falcões” com direção de Fabiano de Freitas, “Paralelamente" sob direção de Lisa Fávero e João Ostrower e supervisão de Bel Garcia,“O que Restou do Sagrado” de Mário Bortolotto e “Paraíso Zona Sul” de Jô Bilac ambos com direção de Nirley Lacerda. Atualmente está em processo com a companhia Holandesa Wunderbaum na performance “Vamos Fazer Nós Mesmos".
Pablo Aguilar é palhaço e ator profissional. Integra o grupo Bando de Palhaços onde atua em peças com o grupo, além de outras montagens profissionais: A Vida de Galileu, Quantos atores cabem num fusca, Todas as noites de todos os dias. Assistência de direção em “História de Amor” de Heiner Müller (2006). Em vídeo já fez participações nas novelas Tempos Modernos e Insensato Coração (TV Globo) e nas séries Cara Metade, Quase Anônimos e Minha Vida sem Roteiro (Multishow), etc.
Cantora e atriz formada pela CAL, atua desde 94. Participou do Prêmio Multishow de Humor chegando a semi final. Em 2007 estreou “Atriz Regina em seu inferno musical”, um monólogo de sua autoria, em que atuava e cantava sua Elis Regina nos dias de hoje. Apresentou-se em diversos festivais até 2015. Foi indicada a melhor atriz no Festival Internacional de Humor com um esquete retirado da mesma peça. Como cantora, estreou em 2005, seu show solo “Entra” acompanhada pelo pianista Donatinho.
Atriz de teatro, cinema e tv. Premiada por sua atuação no longa Como Nascem os Anjos. Em 2014 atuou nos longas Os Homens São de Marte, Mato Sem Cachorro e Rio, eu te Amo. Acaba de filmar a comédia Festa da Firma. No Teatro trabalhou com nomes como Guarnieri e Bortolotto. Em 2015 atuou na peça Sonhos de Um Sedutor e está em cartaz com Nora. Em TV esteve em 2014 na série As Canalhas. Na Globo esteve na série Tapas e Beijos e na novela Passione. No ar com a série infantil Detetives do Prédio Azul.
Stella Brajterman é atriz formada pela UNIRIO, Studio Fátima Toledo e Escola de Cinema Darcy Ribeiro. No teatro atuou “Eu e Ela" de Ernesto Piccolo, "Nós de Borboletas” de Emilio de Mello, "A estranha viagem de Maria Cecilia” de Adriana Maia, “Monólogos da Marijuana “ de Emilo Gallo, “Formas Breves” de Bia Lessa, "Projeto K”. No Cinema nos longas "BR 716" de Domingos de Oliveira, “Diário de Tati” de Mauro Farias e “Praça Saens Peña” de Vinicius Reis.
O ator Zé Guilherme Guimarães, iniciou sua carreira com o Grupo Acto, de Macaé, em 1994, com o espetáculo "Contagem Regressiva ". No Rio cursou a CAL, O Tablado e Faculdade da Cidade. Fez mais de 40 espetáculos . Seus últimos trabalho no Teatro foram: O Interrogatório, Silêncio ! e Um Estranho no Ninho. Na TV , fez mais de 50 participações. Seus últimos trabalhos na Rede Globo foram em Eta Mundo Bom e Malhação . Faz parte do Coletivo Clube da Cena desde a primeira temporada.
Os Músicos
Carioca, cantora, atriz, compositora, audiodescritora e criadora do Bloco das Trepadeiras, Maria Thalita de Paula, como filha de músico, sempre gostou da rotina musical da casa dos pais. Fez Tablado durante anos e se formou como atriz na CAL. Num show de improviso experimentou seu melhor papel: o de cantora e nunca mais parou. Lançou dois discos: “Por Enquanto”(2012) que é autoral e o mais recente EP “Feito Por Mim”(2016). Está na estrada há sete anos como cantora solo.